Vermifugação

Qual a importância em vermifugar meu animal de estimação?

Vermifugação

É de extrema importância. A vermifugação é indispensável para cães e gatos, sejam adultos, filhotes, gestantes ou não. Os animais, na maioria das vezes, têm muito contato com terra, mato e asfalto, ficando com seus focinhos e, conseqüentemente suas bocas, muito próximos do chão, tendo a possibilidade de ingerir alimentos ou beber água não tratada, onde há uma grande chance dos animais entrarem em contato com ovos de vermes, ingerindo-os.

Em filhotes a atenção deve ser redobrada, pois são mais curiosos. Os parasitas então crescem no interior do organismo do animal, acarretando várias conseqüências à sua saúde. Os sintomas nos filhotes são variáveis e dependem do grau da infecção. Podem, nos primeiros dias, não apresentar sintomas, mas logo será possível perceber a barriga estufada (abdômen distendido), diminuição do crescimento e as fezes amolecidas ou diarréicas. Outros sinais que podem indicar a verminose também são bastante comuns, como a falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, vômito, queda dos pêlos, fezes com sangue, anemia, tosse e sintomas de pneumonia.

Recomenda-se, portanto, realizar periodicamente a vermifugação dos animais de companhia. Os filhotes podem ser tratados durante a lactação e após o desmame. Deve-se vermifugar a cadela/gata ao mesmo tempo que a ninhada. As cadelas/gatas prenhes também devem ser tratadas, levando em consideração que elas podem transmitir verminoses aos filhotes através da placenta e da amamentação.

Filhotes: 30 dias de idade: 1a. dose de vermífugo   45 dias de idade: 2a. dose de vermífugo  60 dias de idade:3a. dose de vermífugo.

Na fase adulta é importante que sejam feitas vermifugações pelo menos uma vez  a duas vezes no ano ou a critério do seu médico veterinário.

IMPORTANTE: Adotar a vermifugação como uma medida preventiva, ou seja, tratar os filhotes, antes mesmo de eles apresentarem sintomas da infecção, é a medida mais eficaz para evitar esses riscos. O ideal é minimizar a infecção pré e pós-natal, vermifugando a fêmea (antes da cobertura e junto com a primeira dose dos filhotes) e os filhotes logo após o nascimento (com 15 dias de idade). No caso dos filhotes, para garantir a desinfecção efetiva deve-se repetir a vermifugação, fazendo um programa de tratamento.

Vermifugação

A freqüência de vermifugação pode variar, dependendo do caso (grau de infestação, utilização só como prevenção ou tratamento), por isso é interessante sempre consultar o veterinário.

Vale Ressaltar: Para que o tratamento tenha sucesso é importante que ele seja feito em todos os animais que tenham contato com o filhote (outros filhotes e até animais adultos) para que eles não sejam uma fonte de reinfecção. Animais adultos também devem ser regularmente tratados. As melhores indicações de vermifugação, adequadas para cada caso, devem ser fornecidas pelo médico veterinário que assista o animal.